A alimentação e a nutrição têm um impacto inegável na nossa saúde e bem-estar, sendo, condicionantes da qualidade de vida das pessoas e em especial no idoso.
Por sua vez o estado nutricional do idoso é condicionado por diversos factores que influenciam a capacidade do individuo de se alimentar e hidratar correctamente. O processo de envelhecimento pode levar a alterações fisiológicas com consequências na ingestão alimentar e no estado nutricional, nomeadamente a desidratação.
Assim a desidratação na pessoa idosa pode surgir consequente da diminuição da percepção de sede ou fome e consequente ingestão hídrica e alimentar insuficiente, sendo propício ao aparecimento precoce de problemas ou doenças (infecções, alterações cardiovasculares, etc.).
Se detectadas precocemente, pequenos sinais ou sintomas como a pele seca (diminuição do suor), alterações de características urinárias alteração do estado de consciência e mucosas desidratadas, entre outros, podem ser rapidamente colmatados.
SERVIÇO BREVEMENTE DISPONÍVEL
Diariamente, no período da manhã é efectuado um contacto telefónico com o utente, para interacção/socialização, a fim de dar a oportunidade de escolher o que vai comer.
Com o apoio de um restaurante da região, apresentamos uma variedade de comida saudável adaptada à necessidade de cada cliente. Dispomos diariamente de 6-8 pratos que é possível escolher dos quais tem sempre a opção de peixe e grelhados.
Podemos por outro lado apoiar ou mesmo no domicílio proceder à execução e realização das refeições. Manter o idoso activo e ocupado faz parte da nossa forma de manter a qualidade de vida e envelhecimento activo.